Quais as chances da fertilização in vitro dar certo?




A fertilização in vitro é um tratamento que pode beneficiar casais com diferentes diagnósticos de infertilidade, mas seu sucesso é afetado por fatores que podem reduzir as chances de concepção.

A porcentagem de sucesso da fertilização in vitro varia entre 30% a 70%, sendo que esta taxa depende basicamente de 3 fatores: idade da mulher que será submetida ao procedimento, qualidade do embrião (depende da qualidade do óvulo e do espermatozoide) e a receptividade do endométrio da mulher.

A idade da mulher é um dos aspectos mais importantes, visto que tanto a quantidade quanto a eficácia reprodutiva dos óvulos, com o passar dos anos, vai diminuindo. De uma maneira geral, mulheres com idade inferior a 35 anos de idade apresentam taxas de sucesso por ciclo de fertilização in vitro que chegam ao redor de 70%, enquanto que mulheres com mais de 40 anos de idade estas chances caem para ao redor de 25%-30%.

Além disso, a saúde geral da mulher também contribui para um resultado positivo, já que o equilíbrio hormonal e a qualidade dos gametas estão diretamente associados à fertilidade. Nesse sentido, algumas formas de melhorar as chances de sucesso da fertilização in vitro incluem:


  • Redução do estresse e da ansiedade

  • Redução ou suspensão do consumo de álcool

  • Evitar a obesidade

  • Eliminação do tabagismo

  • Hábitos de vida saudáveis, como adoção de uma dieta balanceada assim como a prática regular de exercícios físicos

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags