Tratamentos

Disfunção erétil

A disfunção erétil é caracterizada pela incapacidade persistente de obter e manter ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória. É um problema muito comum – aproximadamente 11 milhões de brasileiros têm essa queixa. A taxa de disfunção erétil é variável com a idade, podendo acometer 45% dos homens na faixa dos 40 anos e até 75% dos homens aos 70 anos.

 

Causas

Existem diversas situações que podem levar ao aparecimento da disfunção erétil. Dentre as causas orgânicas, estão os problemas de saúde que comprometem a integridade do sistema vascular e conduzem à disfunção. Neste sentido, a principal causa de redução do fluxo sanguíneo é a Aterosclerose e seus fatores de risco, como Diabetes, hipertensão, fumo, alcoolismo e aumento do colesterol/triglicerídeos. Problemas neurológicos também podem causar essa disfunção, bem como cirurgias e radioterapia na área pélvica. As alterações hormonais são responsáveis por apenas 3% a 5% dos casos de disfunção erétil. Há também causas psicológicas. A associação entre disfunção erétil e problemas de ordem emocional é bastante comum em indivíduos jovens.

 

Diagnóstico

É importante que na avaliação médica seja obtida uma história completa a respeito do início, evolução e apresentação atual do problema. O objetivo é tentar estabelecer a natureza e gravidade do problema e definir se existem causas reversíveis para a disfunção erétil. Na consulta é aplicado um questionário (Índice internacional de função erétil), solicitados alguns exames laboratoriais para verificar se a causa é orgânica.

Tratamento

Existem diversos tratamentos para o problema e os riscos e benefícios de cada um deles precisa ser discutido com o paciente e sua parceira. As causas orgânicas devem ser tratadas adequadamente, com modificação no estilo de vida. Há também medicações, injeções intracavernosas de drogas vasodilatadoras (aumentam a circulação sanguínea no pênis), e implante de prótese peniana.

O tratamento psicológico é benéfico em virtude da disfunção erétil ser ligada fortemente ao componente emocional, seja o tratamento do problema ser conduzido clinicamente ou cirurgicamente.

 

*Estas informações são apenas para um conhecimento geral a respeito do procedimento com o intuito de entendimento leigo e não podem ser consideradas como uma consulta médica. Só o seu médico pode indicar o tratamento de escolha para seu caso específico.

©  Conception Centro de Reprodução Humana.

Caxias do Sul  (54) 3534.8195 - 3419.7151    |    Chapecó  (49) 3329.3169   |   Porto Alegre  (51) 3222.1725

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon