Reversão de Vasectomia

Embora considerada por muitos como uma cirurgia permanente, a esterilização por meio da vasectomia pode ser revertida com uma cirurgia.

 

Como é realizada a microcirurgia

A vasectomia promove “interrupção do transporte” dos espermatozóides dos testículos para fora do pênis, cortando o ducto pelo qual o espermatozóide migra durante o processo de ejaculação (ducto deferente). Isto é, os espermatozóides produzidos não são liberados do testículo. Na reversão de vasectomia os cirurgiões operam com o auxílio de microscópio cirúrgico para reconectar esse ducto de transporte, numa microcirurgia denominada vasovasostomia.  

 

Resultado e retorno às atividades sexuais

Em torno de um mês após a retirada dos pontos o homem já está apto a manter novamente relações sexuais. O resultado definitivo da cirurgia somente pode ser avaliado após dois meses do procedimento, com a realização de um espermograma.

 

Chances de gravidez após reversão

As chances de sucesso vão depender do intervalo entre a vasectomia e a reversão. Pacientes com um intervalo inferior a 3 anos de realização da vasectomia têm chances de sucesso de 70% a 90%, e os vasectomizados há mais de 15 anos têm taxas de sucesso estimadas entre 40% a 70%.

 

Importância do cirurgião adequado

Esta é uma das cirurgias mais complexas realizadas pelo urologista, por isso a escolha do médico é de extrema importância nos procedimentos de reversão de vasectomia. A habilidade e experiência do cirurgião podem fazer muita diferença no resultado final (gravidez) desta cirurgia.

 

Outra alternativa para vasectomizados

Caso a cirurgia de reversão não obtenha êxito, ou mesmo se o paciente opte por não realizá-la e ainda assim permaneça o desejo de ter filhos, pode-se recorrer à fertilização in vitro. Primeiramente é realizada uma avaliação diagnóstica do casal e, se houverem condições clínicas, pode-se obter espermatozoides viáveis (mesmo do homem vasectomizado) por meio de uma biópsia, punção testicular ou do epidídimo.

 

*Estas informações são apenas para um conhecimento geral a respeito do procedimento com o intuito de entendimento leigo e não podem ser consideradas como uma consulta médica. Só o seu médico pode indicar o tratamento de escolha para seu caso específico.

Tratamentos

©  Conception Centro de Reprodução Humana.

Caxias do Sul  (54) 3534.8195 - 3419.7151    |    Chapecó  (49) 3329.3169   |   Porto Alegre  (51) 3222.1725

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon