Dosagens Hormonais (FSH, LH e B-HCG)

O ciclo menstrual regular depende do equilíbrio entre hormônios femininos. O excesso ou a falta de um hormônio pode causar infertilidade.

As dosagens hormonais de Estradiol (estrogênio), hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), progesterona e prolactina permitem avaliar o funcionamento do sistema hormonal feminino, sendo utilizadas não só como adjuvante no diagnóstico da infertilidade e também no acompanhamento dos tratamentos de reprodução assistida. 

 

FSH – Hormônio folículo estimulante

É produzido pela glândula hipofisária. Sua dosagem está relacionada indiretamente à reserva folicular ovariana, em relação à qualidade e quantidade de folículos que contém os oócitos (óvulos). Desta forma, valores aumentados de FSH podem estar relacionados à insuficiência ovariana.

 

Estradiol

O Estradiol é produzido principalmente pelos ovários. Sua concentração no sangue varia de acordo com o período menstrual em que a mulher está, por isso é de valia para acompanhar a evolução do ciclo menstrual de cada mulher. É o principal hormônio responsável pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos e é fundamental que esteja em níveis adequados para proporcionar gravidez. Na presença de cistos ovarianos e nos tumores produtores de estrogênio, os níveis costumam ser elevados.

LH

O Hormônio Luteinizante (LH) é produzido na hipófise e é responsável por estimular a ovulação. Se a concentração de LH no sangue for acima dos níveis normais, pode ocorrer falha na ovulação, levando à infertilidade. Além de ser utilizado na investigação de infertilidade, os exames de FSH e de LH podem ajudar a determinar motivos de irregularidade menstrual e de distúrbios hipofisários, assim como de doenças que envolvam os ovários.

Progesterona

A progesterona é um hormônio produzido no ovário. É secretada para preparar o endométrio para receber um possível embrião. Um nível adequado de progesterona confirma a ovulação. Esse exame também pode ser usado para monitorar as pacientes que utilizam medicamentos para tratamento da fertilidade.

Para sua comodidade, estes exames podem ser coletados no próprio Conception e realizados em laboratório de apoio.

©  Conception Centro de Reprodução Humana.

Caxias do Sul  (54) 3534.8195 - 3419.7151    |    Chapecó  (49) 3329.3169   |   Porto Alegre  (51) 3222.1725

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon