Tratamentos

Reversão de laqueadura

O que é?

Laqueadura ou ligadura tubária é um método anticoncepcional no qual as tubas (ou trompas) são cirurgicamente amarradas, cortadas e/ou queimadas para impedir o encontro dos espermatozoides com o óvulo. Reanastomose tubária ou reversão de laqueadura tubária é um método cirúrgico pelo qual se retira a parte danificada das trompas e se une as partes sadias das mesmas, restabelecendo com isto a fertilidade da paciente.

 

Indicação
Em geral, você é candidata a cirurgia se: 
• não existir nenhuma contraindicação médica para sua gestação. 
• os segmentos de trompa restantes forem de tamanho adequado para serem unidos. 
• o espermograma do marido (parceiro) for normal. 
Lembrando que as chances de sucesso diminuem consideravelmente com o passar da idade.

 

Chance de sucesso
A reabertura das trompas fornece uma grande chance de gestação (mas não é uma garantia) se as trompas da mulher forem saudáveis e não houver outros fatores de infertilidade. Dentro de condições ótimas, as taxas de gestação são de 75 a 80% em um ano.

 

Como é a cirurgia

Esta cirurgia é geralmente realizada dentro de 2 a 3 horas, com anestesia geral. É realizada uma incisão (corte) transversal pequena logo abaixo da linha dos pelos pubianos. Um microscópio é usado para melhor visualização no momento de conectar as pequenas partes das trompas e são usados fios extremamente delicados para unir estas partes. Na maioria das vezes a paciente pode ir para casa no mesmo dia. Após a cirurgia, o médico vai prescrever medicação para dor e outras instruções específicas de acordo com a necessidade. A maioria das pacientes retorna as suas atividades normais dentro de 2 semanas.
 

 

*Estas informações são apenas para um conhecimento geral a respeito do procedimento com o intuito de entendimento leigo e não podem ser consideradas como uma consulta médica. Só o seu médico pode indicar o tratamento de escolha para seu caso específico.

©  Conception Centro de Reprodução Humana.

Caxias do Sul  (54) 3534.8195 - 3419.7151    |    Chapecó  (49) 3329.3169   |   Porto Alegre  (51) 3222.1725

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon