Tratamentos

Varicocele

O que é

O termo varicocele significa um aumento das veias dos testículos. A varicocele é similar às veias varicosas muito presentes em gestantes e idosos.

 

Sintomas
Geralmente a varicocele não causa sintomas. Entretanto, alguns pacientes queixam-se de um pequeno desconforto ou sensação de peso nos testículos. A dor testicular, quando presente, geralmente piora no final do dia ou após ficar de pé por um longo período de tempo. Além disso, o paciente pode queixar-se da presença de veias dilatadas no testículo. É importante enfatizar que a ausência de sintomas não descarta o diagnóstico de varicocele, assim como muitas vezes o tratamento pode não melhorar os sintomas de dor. 

 

Como é feito o diagnóstico 
O urologista faz o diagnóstico de varicocele ao examinar os testículos do paciente. O testículo com varicocele pode estar de tamanho diminuído ou normal. Testes utilizando a ultrassonografia (ecografia) dos testículos (realizada pelo ultrassonografista) ou doppler-estetoscópio (realizado pelo urologista) podem detectar a presença ou não de varicocele.

 

Varicocele e infertilidade 
A simples presença da varicocele não indica que o paciente é infértil, mas a diminuição na concentração e qualidade dos espermatozoides são frequentes em pacientes com a doença. Os espermatozoides também podem ter alteração nos movimentos, assim como formas anormais podem surgir com a presença de Varicocele. Todas estas alterações nos espermatozoides podem levar à infertilidade. De fato, mais de 50% dos homens com varicocele possuem alterações no espermograma.

 

Tratamento 
A incidência de varicocele em homens que estão tentando engravidar suas esposas pela primeira vez e não conseguem é de 35 a 40%. A correção cirúrgica da varicocele é uma excelente opção para desenvolver a fertilidade do casal. Há várias técnicas para a realização da cirurgia de varicocele, mas a maioria dos especialistas em fertilidade realizam uma incisão (corte) de 2cm acima da virilha, com visualização e tratamento das veias dos testículos por meio de um microscópio para auxiliar na visualização dos vasos sanguíneos (artérias e veias) e linfáticos.

Isso porque há um índice de recidiva (retorno da varicocele após a cirurgia) de 15 a 35% é descrito para as técnicas que não usam o microscópio (técnicas convencionais), comparado a 0.5 a 1% de recidiva com a técnica que utiliza o microscópio. Após a cirurgia de varicocele, o tempo médio que os pacientes levam para engravidar suas esposas varia de 6 a 9 meses.

 

*Estas informações são apenas para um conhecimento geral a respeito do procedimento com o intuito de entendimento leigo e não podem ser consideradas como uma consulta médica. Só o seu médico pode indicar o tratamento de escolha para seu caso específico.

©  Conception Centro de Reprodução Humana.

Caxias do Sul  (54) 3534.8195 - 3419.7151    |    Chapecó  (49) 3329.3169   |   Porto Alegre  (51) 3222.1725

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon