top of page

Entenda porque nem sempre a transferência embrionária resulta em gestação


A Fertilização In Vitro (FIV) é um dos tratamentos que apresenta melhor resultado para casais inférteis que sonham em ter um filho. Entretanto, podem ocorrer falhas na implantação embrionária.

- O que é a implantação embrionária? Após a fertilização do óvulo pelo espermatozoide nas trompas, o embrião é direcionado até o endométrio (membrana que reveste a cavidade interna do útero) e ali se fixa. Caso essa interação for bem sucedida, ocorre a penetração do embrião no endométrio e a placenta é criada para envolver o embrião durante a gravidez. A implantação ocorre para que a mãe possa transferir nutrientes para o bebê durante seu desenvolvimento.

- Como acontece a implantação na FIV? Após a fertilização, o embrião formado se desenvolve por alguns dias no laboratório. Na sequência, é inserido no útero da mulher para que se implante no endométrio e prossiga com a gestação. Esse procedimento é chamado de transferência embrionária.

- O que pode causar falha na implantação embrionária? As falhas podem estar relacionadas à qualidade do embrião, à receptividade do endométrio e à interação entre os dois. Essas alterações também estão ligadas à idade da mulher e ainda a doenças nas trompas ou no útero. Embriões com alterações genéticas podem não ser capazes de se ligar ao endométrio e, assim, gerar falha na implantação. Embriões cultivados em laboratório que apresentem má qualidade também podem ser incapazes de implantar.

Há também inúmeras condições que afetam a receptividade endometrial e dificultam/impedem que o embrião se fixe no útero, como as endometrites, endometriose, pólipos endometriais, miomas submucosos (infiltrados no endométrio) e endométrio fino (este último por alterações hormonais, infecções ou inflamações). A presença de líquido nas trompas (hidrossalpinge), sinéquias e alterações anatômicas também são fatores associados às falhas de implantação embrionária, entre outras causas. Por isso, cada caso deve ser avaliado individualmente para o casal buscar o melhor tratamento.

Exercícios físicos de alto impacto e extenuantes podem interferir transitoriamente na fertilidade.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page