top of page

Tire suas dúvidas sobre o congelamento de óvulos


A ginecologista em medicina reprodutiva e Diretora do Conception, Dra. Eleonora Pasqualotto, responde as principais dúvidas das mulheres sobre o procedimento de congelamento de óvulos.

O congelamento de óvulos é indicado somente para mulheres mais velhas?

Não. O ideal é que o congelamento seja realizado antes dos 35 anos, pois após essa idade a qualidade genética dos óvulos piora drasticamente. A quantidade também é afetada após essa idade. Mas mulheres com mais de 35 anos também podem congelar se assim desejarem, mas com menor taxa de sucesso.

Os óvulos congelados envelhecem?

Os óvulos se mantêm com a idade que a mulher estava na idade que congelou, independente do tempo que estiveram criopreservados. Se a mulher congelou aos 34 anos e decidir utilizá-los com 43 anos, os óvulos terão a qualidade genética e características do momento que foram congelados, ou seja, de 34 anos.

Os óvulos podem ficar congelados por quanto tempo?

Pelo tempo que a mulher desejar. As características dos óvulos não são afetadas pelo tempo de congelamento.

Como é feita a coleta dos óvulos?

A cada ciclo menstrual há a secreção de hormônios para “amadurecer” os óvulos que estão “estocados” no seu ovário. Quando “maduro”, o óvulo sai do ovário (ovulação) e fica disponível para ser fertilizado. Para o congelamento de óvulos, utilizamos uma medicação hormonal que estimula o ovário a “amadurecer” o maior número de óvulos possível. Essa medicação é injetável, utilizada no abdômen geralmente. Vamos acompanhando o “amadurecimento” dos óvulos através de ultrassonografias, medindo os folículos (pequenas bolsas onde os óvulos estão inseridos). Quando o tamanho dos folículos for compatível com a ovulação, utilizamos um outro hormônio que não permite que o óvulo maduro saia do ovário e realizamos a coleta destes óvulos. A coleta é feita em centro cirúrgico, sob sedação. A paciente fica sob observação por algumas horas, mas é liberada no mesmo dia. Como é realizada por via vaginal, não deixa cicatrizes. O processo todo leva, em média, 12 dias.

Quantos óvulos podem ser congelados?

O ideal é que se congele o maior número possível de óvulos e no menor tempo possível. Sabemos que o satisfatório é que se congele em torno de 10 a 20 óvulos para que no futuro quando se for utilizá-los se tenha uma chance maior de gestação. Entretanto, qualquer número de óvulos que se consiga coletar deve ser congelado.

Ao retirar os óvulos para congelamento, a mulher entra na menopausa?

Não. Não são utilizados todos os óvulos que estão nos ovários.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page