top of page

Como aumentar a fertilidade masculina


Dr Fábio Pasqualotto dá dicas que podem melhorar a qualidade do sêmen e, com isso, aumentar as chances de gravidez.

  • Aposte nos exercícios físicos. Eles podem aumentar os níveis de testosterona e ajudar na produção de espermatozoides. Mas fique atento: a prática esportiva excessiva, especialmente em combinação com o uso de esteroides, anabolizantes e outras drogas ilícitas, pode ter efeito contrário e diminuir a produção de testosterona e a contagem de espermatozoides.

  • Evite roupas apertadas, prefira as cuecas mais soltas e de algodão, que ajudam a manter a temperatura testicular estável.

  • Alimentação: Há indícios de que alimentos com fitoestrogênios, encontrados no café, soja e cerveja têm sido associadas à baixa contagem de espermatozoides. Aproveite as sementes, já que a maioria delas contem selênio, zinco e cobre, que ajudam na produção de espermatozoides, como é o caso das castanhas, nozes e amêndoas. Frutas com alto teor anti-oxidante também são benéficas, como a romã.

  • A bebida alcoólica em excesso (5 doses diárias ou mais) pode causar impotência e ainda prejudica a quantidade e qualidade dos espermatozoides.

  • Tabagismo - homens que fumam - entre um ou dois maços por dia - são mais propensos a apresentar anormalidades no esperma. A maconha também pode alterar o tamanho e a forma dos espermatozoides.

  • Obesidade - o sobrepeso e a obesidade têm sido associados à baixa qualidade do esperma.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page