Anabolizantes influenciam nos espermatozoides e aceleram o câncer de próstata

June 28, 2017

 

Na ânsia de um corpo musculoso a tempo de tirar a camisa na praia, muitos homens estão recorrendo ao uso de esteróides anabolizantes para garantir o resultado esperado ainda no verão. Essas substâncias têm como composto principal a testosterona. Mas o que poucos sabem é que o uso deste hormônio pode causar infertilidade e aumentar o câncer de próstata.

 

Quem faz o alerta é o urologista Fábio Firmbach Pasqualotto, especialista em reprodução humana e andrologia do Conception Centro de Reprodução Humana. “O uso de certas quantidades de testosterona pode ocasionar a diminuição do testículo e do número de espermatozoides, levando o homem à infertilidade. Muitas vezes, as quantidades do hormônio utilizadas são tão grandes que, mesmo o usuário interrompendo a aplicação, a produção dos espermatozoides não volta ao normal”, explica o médico, comentando que não há prática ou medicamento que possa manter a produção normal de espermatozoides durante o uso da testosterona.

 

Ele ainda acrescenta que, além desta alteração no número de espermatozoides, o uso da testosterona pode acelerar o câncer mais temido pelos homens. “Aqueles que têm células cancerígenas instaladas na próstata acabam estimulando o desenvolvimento do tumor com o uso da testosterona”, detalha.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

March 19, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

©  Conception Centro de Reprodução Humana.

Caxias do Sul  (54) 3534.8195 - 3419.7151    |    Chapecó  (49) 3329.3169   |   Porto Alegre  (51) 3222.1725

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon