top of page

Anabolizantes influenciam nos espermatozoides e aceleram o câncer de próstata


Na ânsia de um corpo musculoso a tempo de tirar a camisa na praia, muitos homens estão recorrendo ao uso de esteróides anabolizantes para garantir o resultado esperado ainda no verão. Essas substâncias têm como composto principal a testosterona. Mas o que poucos sabem é que o uso deste hormônio pode causar infertilidade e aumentar o câncer de próstata.


Quem faz o alerta é o urologista Fábio Firmbach Pasqualotto, especialista em reprodução humana e andrologia do Conception Centro de Reprodução Humana. “O uso de certas quantidades de testosterona pode ocasionar a diminuição do testículo e do número de espermatozoides, levando o homem à infertilidade. Muitas vezes, as quantidades do hormônio utilizadas são tão grandes que, mesmo o usuário interrompendo a aplicação, a produção dos espermatozoides não volta ao normal”, explica o médico, comentando que não há prática ou medicamento que possa manter a produção normal de espermatozoides durante o uso da testosterona.


Ele ainda acrescenta que, além desta alteração no número de espermatozoides, o uso da testosterona pode acelerar o câncer mais temido pelos homens. “Aqueles que têm células cancerígenas instaladas na próstata acabam estimulando o desenvolvimento do tumor com o uso da testosterona”, detalha.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page