top of page

Já está na hora de você ser mãe?


A resposta biológica para esta pergunta é muito clara. Em se tratando de saúde, o melhor momento para a mulher gerar um bebê é em torno dos 29 anos, quando a fertilidade está em alta e as gestações representam menores riscos para a mãe e o feto. A partir dos 35 anos, a fertilidade diminui significativamente aumentando as chances de distúrbios genéticos.


Além da diminuição das chances de ter filhos pelo aumento da idade, outro perigo de adiar a gestação é o maior risco de endometriose e miomas, além da ocorrência da menopausa precoce (condição na qual os ovários param de funcionar antes dos 40 anos) - que apesar de rara é determinante na probabilidade de gestar.


Felizmente, hoje, existem formas mais seguras de protelar um pouco mais a decisão de ser mãe enquanto se resolve questões da vida particular ou profissional. Com a possibilidade de congelamento de óvulos, pode-se conseguir uma gravidez tardia, mantendo a saúde dos óvulos. Claro que a técnica não substitui a gravidez natural, nem é garantia de que uma mulher mais velha consiga ter filhos (porque, além da qualidade dos óvulos, há outros fatores envolvidos). Mas é uma possibilidade bem mais razoável do que contar com a sorte.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page