Inclua a vacina da febre amarela nos seus planos de gravidez


Os resultados de um recente estudo realizado no Brasil mostraram que a vacina da febre amarela pode ser eficiente, também, contra o Zika vírus.


Diante desses resultados, vale a pena realizar a vacina da febre amarela antes de engravidar, já que o Zika vírus, quando acomete gestantes, pode causar microcefalia no bebê. Cerca de 90% das microcefalias estão associadas com retardo mental. O tipo e o nível de gravidade da sequela vão variar caso a caso.


As mulheres que estão programando a gestação devem conversar com seu médico para incluir a vacina em seus cuidados pré natais alguns meses antes de engravidar, pois a vacina é contra indicada para gestantes. A Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia recomenda, inclusive, que a vacina seja realizada pelo menos 30 dias antes de engravidar.


Como o Zika vírus é transmitido


O principal modo de transmissão descrito do vírus é pela picada do Aedes aegypti, mosquito que também transmite a dengue. Homens infectados com o Zika também podem transmitir o vírus através do sêmen, via contato sexual.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags