Projeto subsidia parte do congelamento de óvulos de pacientes em tratamento oncológico

October 18, 2018

 

O Conception Centro de Reprodução Humana passa a fazer parte do Programa Proteger, um projeto nacional de responsabilidade social da Ferring Pharmaceuticals que visa preservar a fertilidade em pacientes oncológicas.

Alguns tipos de quimioterapia e radioterapia podem afetar a quantidade e qualidade dos óvulos. Consequentemente, as mulheres que passaram por tratamento de câncer podem enfrentar dificuldades para engravidar. Uma alternativa é preservar a fertilidade por meio do congelamento de óvulos, o que aumenta as chances de se tornarem mães após o tratamento da doença.

O procedimento de congelamento de óvulos, nestes casos, deve iniciar antes do tratamento oncológico. As pacientes são submetidas a uma medicação hormonal para “amadurecer” o maior número de óvulos possível, que são coletados por punção (com sedação) e, posteriormente, congelados.

No Programa Proteger, as pacientes recebem a medicação necessária para realizar a coleta dos óvulos de forma gratuita. O tipo de medicação é definido de acordo com as características do tumor. Dependendo do tipo do câncer, o projeto pode subsidiar até 100% dos medicamentos necessários para o congelamento dos óvulos, reduzindo o valor total do procedimento para a metade.

Para se beneficiar do Proteger, as pacientes precisam ter entre 18 e 40 anos, residência fixa no Brasil e diagnóstico de câncer estabelecido, além de não terem começado o tratamento oncológico ou realizado quimioterapia nos últimos seis meses. O encaminhamento para o Conception deve ser feito pelo médico oncologista.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Recentes

March 19, 2020

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

©  Conception Centro de Reprodução Humana.

Caxias do Sul  (54) 3534.8195 - 3419.7151    |    Chapecó  (49) 3329.3169   |   Porto Alegre  (51) 3222.1725

  • White YouTube Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon