Homens inférteis e o sonho de ser pai


Assim como as mulheres, que vão se tornando menos férteis com o avanço da idade, os homens também apresentam redução na capacidade reprodutiva – mas, para eles, isso acontece de maneira mais lenta.

A produção de espermatozoides continua, mesmo com a idade avançada. Há sim uma diminuição na produção de espermatozoides, mas a alteração não representa um impacto tão grande na fertilidade como o que se observa para as mulheres com idade avançada. Porém, após os homens passarem os 50 anos de idade, as chances de o casal conceber uma criança com autismo ou esquizofrenia aumentam em 1/3 e 50%, respectivamente.

Apesar da idade não interferir consideravelmente na fertilidade do homem, há outras situações que podem tornar o homem infértil. Os fatores masculinos representam 30 a 40% dos casos de infertilidade. A boa notícia é que para cada diagnóstico, há um tratamento médico adequado, o que dá esperança aos homens inférteis e que têm o sonho de serem pais.

Confira as principais causas de infertilidade masculina e os tratamos disponíveis para cada caso:


Varicocele

Esta é a causa mais comum de infertilidade masculina. Consiste na dilatação das veias do escroto, aumentando a temperatura local e prejudicando a produção e a qualidade dos espermatozoides. O tratamento é cirúrgico.


Infecções

Algumas bactérias podem causar diminuição da motilidade dos espermatozoides e defeitos na sua cauda (por se ligarem nela). É preciso ficar atento aos sintomas de infecção, como o aparecimento de secreções, ardência ou coceira, e tratar especificamente o agente causador do problema.


Diagnóstico de câncer (próstata, testículo ou perda progressiva do funcionamento dos testículos, chamadas de atrofias testiculares)

As cirurgias para remoção de tumores podem provocar lesões no aparelho reprodutor masculino e as sessões de radioterapia e quimioterapia podem comprometer a produção de espermatozoides. Nesses casos, o indicado é o congelamento de espermatozoide antes de se iniciar o tratamento contra o câncer. Os espermatozoides congelados podem permanecer pelo tempo que for necessário até a utilização.


Causas menos frequentes de infertilidade masculina:

Produção inadequada de espermatozoides por problemas hormonais, alterações genéticas e sequelas de outros tratamentos.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags